negocios-computadores-capa

A demanda por computadores sumiu!

Cenário e apostas com desktops e notebooks na atual instabilidade do país.

Pegue o lencinho e enxugue as lágrimas… A pandemia e seus resquícios, o crescimento de empresas de aluguel como serviço (modelo HaaS, hardware as a service), a extensão do ciclo de vida de uso dos produtos (atualização apenas de memórias e armazenamento), a aceleração no uso de programas em nuvem e cenários macroeconômicos em instabilidade são variáveis que redefinem as decisões da indústria e dos consumidores.

As consultorias Canalys, Gartner e IDC (International Data Corporation) informaram que mundialmente as remessas de PCs (computadores desktops, workstations e notebooks) tiveram redução média de 29,5% em comparação ao primeiro trimestre de 2022, e os motivos estão bem alinhados com um momento descompassado onde há excesso de estoques, falta de demanda pelos canais de vendas e preços médios (ASP, Average Sales Price) alterados.

Neste aprendizado custoso e de previsões menos assertivas, as fabricantes abriram caminho para a baixa de preços, sem a incessante busca na crescente participação de mercado (M/S, market-share), porém com a proteção de suas margens dentro do possível e mantendo o apelo das marcas. No comparativo Ano a Ano (AaA), os valores dos desktops caíram 2% sendo praticados na média por R$ 3.394,00. Já os notebooks amargaram um tombo de 10% ficando em média R$ 3.946,00 a unidade.

Dados: IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker, April 9, 2023.

Globalmente é possível visualizar o desempenho das principais empresas do setor, e de fato, a Lenovo e a HP Inc., tiveram maior assiduidade em suas empreitadas.

Analisando detalhadamente o material da Canalys (baixe aqui) há como constatar que desde 2010 os ciclos de negócios são sempre amplificados nos últimos trimestres de todos os anos, logo, existe uma questão… É uma crise ou as projeções das organizações foram muito além das expectativas?

Nos dados, o segmento corporativo já ocupa mais que a metade das vendas das três marcas em destaque, porém no compilado dos últimos dois anos, avança devagar em relação ao varejo. Além disso, computadores com arquitetura Intel e sistema operacional Windows são definitivamente a escolha dos clientes.

Dados: Canalys PC Analysis Market Snapshot 2022 and Forecast Trend ~ 2024

Brasil e as apostas

Observando a movimentação entre 2021 e 2022, os ganhos no mercado de PCs no Brasil reduziram em 10% com o total de 8,6 Milhões de unidades vendidas, representadas por 75,80% em notebooks (recuo de 7% AaA), 2,04% em desktops (perda de 20% AaA) e 0,04% em workstations (ascensão de 59% AaA), conforme o IDC.

Assim, a perspectiva é que em 2023 existirão situações de espiral positiva já no início do segundo semestre, sendo:

a) Corporativo voltado para Pequenas e Médias Empresas (SMB, Small and Medium Business): O modelo híbrido continua e a necessidade de expansão exigirá maior mobilidade dos profissionais, bem como, a substituição de equipamentos para a segurança e performance. Onde: Via Distribuição, Revendas de valor agregado (VAR, Value-Added Resellers) e Varejo Nacional. Como: Vendas Online, Indiretas e Diretas;

b) Licitações do Setor Público (Public Sector Biddings): O novo governo já terá melhores definições das estratégias de crescimento e deverá cumprir prazos para os investimentos disponibilizados. Velocidade, precificação e diferenciação técnica minuciosa atendendo aos requisitos do Windows 11 serão determinantes para o sucesso. Onde: Ações conjugadas de Revendas de valor agregado e Revendas de porte menor para obter o maior número de vitórias. Como: Grandes editais e leilões eletrônicos reversos pontuais;

c) Educação (Education): A digitalização dos estudos tornou-se imediatista e a plataforma do Google a mais utilizada nas entidades de ensino, com isso, os Chromebooks ganham força motriz. Cabe salientar que os preços das licenças podem sofrer reajuste, mas não impedirão a adoção de produtos para este fim. Onde: Fabricantes e alguns distribuidores com unidades de foco específico nestes dispositivos que já tem a fatia de 6% da receita. Como: Projetos nas entidades públicas e privadas, enfatizando o relacionamento.

Para avançar a passos largos, desenvolver planos de ação que cubram os tópicos serão de extrema importância, bem como, o monitoramento dos recursos que podem ser utilizados visando novas conquistas até o final do ano.

Prev
Será que o Meta Ads impulsiona golpes no Brasil?
hacktheplanet

Será que o Meta Ads impulsiona golpes no Brasil?

Estudo realizado pela NetLab constatou atividades suspeitas

Next
Atenção! Senha pessoal, transferível e nas listas por aí.
senhas-passwords

Atenção! Senha pessoal, transferível e nas listas por aí.

A falsa certeza da segurança digital

Total
0
Share